5S

5S

18 de abril de 2019 Técnicas Simplificadas 0

5S é um método de organização que gera ganho de performance. Dito isso, vamos entender melhor.

A metodologia 5S é assim chamada devido à primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização), Shitsuke (Disciplina).

O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Sua simplicidade é tão grande quanto a sua importância, sendo considerada um dos pilares do Kaizen e indicada como o primeiro passo para identificação de oportunidades de melhoria nas empresas.

A quem se destina

O 5S deve ser usado por qualquer porte de empresa, de qualquer segmento. Apesar de ter surgido em um contexto industrial, os conceitos são 100% aplicáveis para qualquer negócio, seja um café ou um consultório odontológico.

Perguntas respondidas

  • Como organizar melhor a minha área de trabalho?
  • Como cuidar melhor das minhas ferramentas?
  • Como parar de perder ferramentas?
  • Como saber onde está cada coisa?
  • Como melhorar o desempenho da minha equipe?
  • Como reduzir o desperdício?

Ganhos esperados

  • Eliminação de desperdícios
  • Aumento da eficiência, já que pessoas produzem mais em ambientes organizados
  • Alto impacto na produtividade geral da empresa com baixo custo (ou nenhum custo) de implementação
  • Maior segurança no trabalho, uma vez que riscos de acidentes são reduzidos ou eliminados ao manter apenas materiais de uso frequente, nos lugares certos
  • Redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  • Consequente melhoria da qualidade de produtos e serviços
  • Maior satisfação das pessoas com o trabalho
  • Melhoria dos níveis de qualidade da comunicação e troca de informações
  • Redução do ciclo de treinamento para novos empregados
  • Redução de reclamações
  • Redução do tempo de atendimento por cliente
  • Criação de mentalidade colaborativa, o que faz com que quaisquer iniciativas de melhoria na empresa sejam implementadas com maior eficiência

Como usar de maneira descomplicada 😉

  1. Seiri (classificação): separe tudo o que você REALMENTE PRECISA NO SEU DIA-A-DIA e mantenha na sua área de trabalho. O resto… bom, já sabe, né! Pratique o desapego!!
  2. Seiton (ordem): dentre os itens que você manteve por perto, faça uma nova separação: vamos chamar de “quentes” os que você usa com muita frequência e de “frios” os que você não precisa o tempo todo. Posicione os quentes em locais de fácil alcance e os frios nos demais lugares.
  3. Seiso (limpeza): mantenha a sua área de trabalho impecavelmente limpa. Isso vai te ajudar a ter maior foco, clareza e, com certeza, você vai se sentir melhor por ter um ambiente de trabalho agradável.
  4. Seiketsu (padronização): cada objeto deve ter o seu lugar, assim como cada um deve conhecer suas responsabilidades. Simples assim! Se todos na sua empresa sempre souberem onde ficam as coisas, ninguém perde tempo procurando e perguntando (ou se eximindo da culpa por ter perdido algo). A Matriz RACI pode ajudar na definição clara de responsáveis dentro da empresa.
  5. Shitsuke (disciplina): incorpore o 5S no DNA da sua empresa, de maneira que todos sigam esses conceitos diariamente. Sejam vigilantes uns com os outros para garantir colaboração de todos… de nada adianta uma mesa arrumada no meio do caos.

Quer ver se isso realmente funciona? Faça o teste: tire uma foto do ambiente antes de começar e, por 5 dias, encoraje as pessoas a seguirem os passos acima. Tire uma foto por dia ou apenas ao final desse período e compare. Tenho certeza de que não vai querer voltar para a foto1.

 

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