Ciclo de Vida do Produto

Ciclo de Vida do Produto

22 de abril de 2019 Técnicas Simplificadas 0

O Ciclo de Vida do Produto é um modelo teórico que pode te ajudar a entender melhor cada estágio pelo qual o seu produto (ou linha de produtos, ou ainda, sua marca) vai passar desde o lançamento no mercado até o declínio.

Ele é dividido em 4 grandes fases (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio) que se relacionam fortemente com os quadrantes da Matriz BCG.

A quem se destina

Pode ser usado por qualquer empresa, seja indústria, comércio ou prestadores de serviços. Isso porque, ao entender se o seu produto está, por exemplo, em declínio, você poderá decidir ativamente se quer partir para outro produto/mercado ou tentar prolongar a sua vida útil.

Perguntas respondidas

  • Como definir a minha meta de vendas?
  • Como vou posicionar o meu produto no mercado?
  • Tenho produtos em todas as fases do ciclo?
  • Tenho um portfolio de produtos adequado para lidar com o declínio de algumas linhas?
  • Qual linha de produtos merece receber mais investimentos no próximo semestre?

Ganhos esperados

  • Maior entendimento acerca do potencial dos seus produtos
  • Melhor composição do seu portfolio, permitindo que você não fique na mão porque não percebeu que algum deles, que eventualmente era o seu carro-chefe, está em declínio
  • A clareza de que o mercado não muda do dia para a noite e a sua demanda será afetada pelo ciclo de vida do produto
  • Mais tempo para que você planeje, desenvolva e introduza substitutos no mercado para cada uma das suas linhas em declínio

Como usar de maneira descomplicada 😉

  1. Liste todos os seus produtos
  2. Colete dados de vendas, se possível, desde a primeira venda de cada um deles (se ainda não tem dados, comece a registrar agora!)
  3. Crie um gráfico de vendas por tempo (vendas na vertical e tempo na horizontal). Para o eixo de tempo, comece com o mês da primeira venda à esquerda e acrescente todos os meses até hoje.
  4. Para cada mês, registre a soma das vendas no gráfico
  5. Pronto! Você criou o gráfico que vai te mostrar em qual momento do Ciclo de Vida o seu produto está

Agora é só perceber alguns pontos: suas vendas ainda estão crescendo? Ótimo! Invista mais e continue assim.

As vendas já começaram a curvar e estão se estabilizando? Tudo bem! Isso é mais que esperado, mas é hora de começar a pensar em 2 caminhos: (1) alongar a vida do produto gerando novo interesse por parte dos clientes (mudança de embalagem, por exemplo) e (2) desenvolver um novo produto para tomar o lugar deste em declínio em um futuro próximo.

Ou ainda, as vendas já estão em declínio? Está esperando o que para partir para outros produtos??

Lembre-se de que os conceitos do Ciclo de Vida do Produto estão intimamente relacionados com os da Matriz BCG. Você pode identificar um quadrante em cada etapa do Ciclo:

  • Introdução: Interrogação
  • Crescimento: Estrela
  • Maturidade: Vaca Leiteira
  • Declínio: Abacaxi

 

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