Matriz BCG

Matriz BCG

22 de abril de 2019 Técnicas Simplificadas 0

Criada pelo Boston Consulting Group (BCG), a Matriz BCG categoriza negócios, marcas ou produtos em 4 categorias (Estrelas, Interrogações, Vacas Leiteiras e Abacaxis) com base no crescimento do mercado e sua ocupação relativa do mercado. Esta técnica está intimamente ligada ao conceito de Ciclo de Vida do Produto.

O mesmo conceito pode ser facilmente aplicado à categorização de clientes, fornecedores, etc.

A quem se destina

A Matriz BCG pode ser usada por qualquer tipo de negócio que tenha distintas linhas de produtos, ou ainda, por empresas que tenha negócios distintos e queira saber como aplicar seus esforços em cada um deles.

É claro que, se a sua empresa tem um único produto ou serviço, a Matriz BCG não será de grande utilidade. Por outro lado, vale a pena você se familiarizar com o conceito de classificar “coisas” em quadrantes de uma matriz para dar foco ao que realmente for interessante para o seu negócio.

Perguntas respondidas

  • Quais dos meus produtos são promissores?
  • Qual linha de produtos eu deveria abandonar?
  • Quais negócios têm potencial para crescer?
  • Quais negócios estão no fim do seu ciclo de vida?

Ganhos esperados

  • Maior foco nos negócios/produtos que promovam o crescimento da empresa
  • Fundamentação necessária para abandonar vícios do passado (produtos que estão morrendo)
  • Clareza para destinar recursos adequadamente a cada linha de negócio/produto

Como usar de maneira descomplicada 😉

  1. Crie uma lista com todos os seus produtos ou negócios
  2. Tente dar notas de 0 a 10 (0 sendo baixo e 10 sendo alto) para o quanto cada um dos mercados referentes ao produto em questão está crescendo. Por exemplo, se você produz chocolate em barras, dê uma nota para o quanto o consumo de chocolates em barra (incluindo seus concorrentes) vem crescendo
  3. Dê notas de 0 a 10 para a sua posição em relação aos concorrentes. Por exemplo, se tenho concorrentes tão fortes quanto eu, recebo a nota 5. Se sou mais forte que eles, mas não domino o mercado, posso receber nota 7.
  4. Desenhe uma matriz com escala de 0 a 10 na vertical (Crescimento do Mercado) e de 0 a 10 também na horizontal (Ocupação Relativa do Mercado).
  5. Trace uma linha vertical na posição 5 e uma horizontal também na posição 5
  6. Muito bem! Sua Matriz BCG está pronta!

Agora é só imaginar as figuras (Estrela, Interrogação, Vacs Leiteira e Abacaxi) como ilustra a imagem desse post para que te ajudem a determinar a melhor estratégia para cada um dos seus produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *