Técnicas Simplificadas

Orçamento Base-Custo (OBC)

Como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo de Orçamento Empresarial construído com base nos gastos (e receitas) apurados durante o período anterior. A principal característica desse tipo de orçamento é o fato de se tomar como base o histórico de dados da empresa. Na prática, significa que vamos olhar para o passado para…
Read More


25 de abril de 2019 0

Ciclo de Vida do Produto

O Ciclo de Vida do Produto é um modelo teórico que pode te ajudar a entender melhor cada estágio pelo qual o seu produto (ou linha de produtos, ou ainda, sua marca) vai passar desde o lançamento no mercado até o declínio. Ele é dividido em 4 grandes fases (Introdução, Crescimento, Maturidade e Declínio) que se relacionam fortemente com os quadrantes da Matriz BCG.


22 de abril de 2019 0

Matriz BCG

Criada pelo Boston Consulting Group (BCG), a Matriz BCG categoriza negócios, marcas ou produtos em 4 categorias (Estrelas, Interrogações, Vacas Leiteiras e Abacaxis) com base no crescimento do mercado e sua ocupação relativa do mercado. Esta técnica está intimamente ligada ao conceito de Ciclo de Vida do Produto.


22 de abril de 2019 0

Mapeamento de Stakeholders

Stakeholders é o termo que se utiliza em Marketing para identificar os públicos interessados na sua marca, ou ainda, que afetam ou são afetados por ela de alguma maneira.
Saber quem são esses públicos pode te tirar do mundo passivo em que as pessoas enxergam a sua empresa como querem e te trazer para a mesa de decisões de maneira que você possa influenciar como quer que cada um deles perceba a sua marca.
O Mapeamento de Stakeholders também tem um papel fundamental na estratégia de comunicação, desde o planejamento de marketing digital do micro-empreendedor até a gestão de crises em um desastre ambiental causado por uma grande multinacional.


22 de abril de 2019 0

Matriz RACI (Matriz de Responsabilidades)

A Matriz RACI é uma maneira simples e clara de se definir o papel de cada um da equipe para qualquer atividade.
RACI é um acrônimo que agrega os papéis de cada um, em inglês: Responsible (responsável), Accountable (aprovador), Consulted (consultado), Informed (informado).


22 de abril de 2019 0

PDCA e SDCA

Resumo PDCA é uma das ferramentas de melhoria contínua mais difundidas no mundo. Trata-se de um ciclo com 4 etapas: Plan (planejar), Do (executar), Check (verificar) e Act (agir). Contudo, junto com a glória trazida pela incessante busca pela perfeição, caminha o alto custo em pesquisa e desenvolvimento, que a sua empresa pode não estar…
Read More


18 de abril de 2019 0

5S

O 5S deve ser usado por qualquer porte de empresa, de qualquer segmento. Apesar de ter surgido em um contexto industrial, os conceitos são 100% aplicáveis para qualquer negócio, seja um café ou um consultório odontológico.


18 de abril de 2019 0

Não tem dados? Comece a coletar agora!

Se você já se sentiu frustrado em algum momento porque tentou fazer uma análise que poderia ser muito interessante para o seu negócio e não pode simplesmente por não ter dados disponíveis… bom… bem-vindo ao clube! É absolutamente normal e esperado que isso aconteça. Contudo, é crucial que você desenvolva o hábito de coletar dados. Se ainda não tem informação disponível acerca de algum assunto, comece a coletar agora!


16 de abril de 2019 0